Dor Neuropática Orofacial
- Adriana Coelho da Silva Freitas
- 27 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Imagine uma dor insuportável cada vez que uma roupa tocar a sua pele, quando você fizer a barba e até mesmo quando escovar os seus dentes.
Imagine sentir uma queimação espontânea como água fervente, sensação de algulhada, choque ou facada.
Estamos falando da dor neuropática, que é aquela causada por uma lesão ou disfunção no sistema nervoso periférico ou central. Quando ela envolve os nervos da face a chamamos de dor neuropática orofacial.
No consultório odontológico, as dores neuropáticas orofaciais são condições mais raras, mas não menos relevantes. O desconhecimento dessas disfunções leva a uma negligência no tratamento, e muitos procedimentos desnecessários acabam sendo realizados na tentativa de sanar a causa da doença.
É preciso fazer um exame minucioso para fazer o diagnóstico diferencial de outras dores mais comuns como a DTM (disfunção temporomandibular) e a própria dor de dente, entre muitas outras patologias que também podem nos levar a sentir dor.
Neuralgia do trigêmeo, neuroma, neuralgia do glossofaríngeo, neuralgia aurículotemporal, neuroma, neuropatia pós herpética, síndrome da ardência bucal, dor neuropática pós traumática trigeminal e dor neuropática idiopática persistente são exemplos.
A dor neuropática está presente em 10% da população e pode ser incapacitante causando diversas sensações como queimação, choques, agulhadas ou formigamento. É uma condição crônica de dor moderada a severa, que não responde muito bem aos tratamentos habituais para a dor, sendo necessário recorrer a analgésicos de ação central, anticonvulsivantes e antidepressivos.
É muito comum essas neuralgias levarem a dor nos dentes. Por esse motivo, os dentistas geralmente são os primeiros a serem procurados. Não havendo evidência de que a dor é proveniente de algum dente, esse paciente deverá ser encaminhado para um dentista Especialista em DTM e Dor Orofacial.
Dra. Adriana Freitas
CRO/SC 7171
(48) 99109-7416
Comentarios